Crimes são cometidos em qualquer horário e registrados pelas câmeras de segurança. Confira o que fazer se você for vítima.
Nas últimas semanas, moradores de vários bairros de São Luís têm registrado uma onda de furtos de hidrômetros – aparelho utilizado para medir o consumo de água nas residências. A ousadia é tanta que os crimes acontecem nas calçadas, em vários horários, até mesmo pela manhã.
Câmeras de segurança nas residências registraram ao menos 10 furtos nas última semanas, em diversos bairros, como a Cohama, Cohaserma, Vinhais, Ipase, e adjacências.
Rafael Belfort é morador do Cohaserma e afirma que furtos acontecem na região há muito tempo, porém agora o problema está mais frequente e ‘fora de controle’. Só na última segunda-feira (12), na Rua 7, onde ele mora, foram quatro hidrômetros roubados.
“Roubam alumínio das calçadas, lâmpadas das portas das casas, entram nas casas e subtraem bicicletas, botijões de gás… Os pequenos furtos aqui são comuns e eles levam tudo o que podem revender em ferros velhos, mas dessa vez roubaram quatro”, conta o morador.
Moradores acreditam que os responsáveis pelos furtos costumam ser usuários de drogas ou moradores de rua que vivem na região. Normalmente eles chegam a ser identificados e até presos, porém rapidamente são soltos e voltam a cometer os crimes.
O que fazer?
Em caso de roubo de hidrômetro, normalmente os moradores ficam sem água, que fica derramando nas calçadas. Diante disso, é preciso contratar um encanador para religar o sistema de abastecimento, até que um novo hidrômetro seja colocado.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) emitiu um comunicado informando que, em caso de furto de hidrômetro, o morador precisa registrar, o mais rápido possível, um boletim de ocorrência que pode ser feito presencialmente ou na Delegacia Online.
Em seguida, o consumidor deve ir até uma loja de atendimento da CAEMA para solicitar a substituição do hidrômetro. Com isso, a CAEMA diz que acionará uma equipe técnica para executar o serviço.
O que diz a lei
Por lei, o furto de hidrômetro é crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de um a quatro anos em regime fechado, além do pagamento de multa.
Em nota, a Polícia Civil afirmou que está “intensificando o trabalho investigativo e realizando operações de repressão ao crime de roubo e furto de fios de cobre e hidrômetros, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic)”.
“O objetivo das ações é desmontar esquemas de venda e receptação de tais materiais furtados em diversos estabelecimentos atuantes na área de vendas de sucatas. Por sua vez, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que foram furtados 500 hidrômetros em São Luís, nos últimos seis meses. Orienta, também, que em casos de furtos, o consumidor deve registrar boletim de ocorrência, se dirigindo, em seguida, para uma loja de atendimento da Caema para solicitar a substituição do equipamento”, diz a nota.
Fonte: g1